Notícias 8 de fevereiro de 2022

5 curiosidades a respeito da Santa Tereza, a padaria mais antiga de São Paulo


miguelicassatti

Em 2022, a Padaria Santa Tereza completa 150 anos. Localizada na Praça João Mendes, ela não é apenas a padaria mais antiga de São Paulo mas, também, é o estabelecimento gastronômico mais antigo ainda em atividade na cidade. Confira alguns fatos curiosos desta tradicionalíssima padoca paulistana:

1. No ano em que a Padaria Santa Tereza foi fundada, São Paulo recebeu sua primeira linha de bonde – num trajeto que ligava a Estação da Luz ao Largo do Carmo – e, conforme noticiou o jornal Correio Paulistano de 22 de janeiro de 1872, “na noute de 24 do corrente, e não de 25 como se propalou, é que dar-se-ha a iluminação no jardim publico, por meio de bicos de gaz e luz electrica”.

2. Um salgado que simboliza a casa é a coxinha-creme, uma das mais famosas da cidade e, no inverno, a tradicionalíssima canja de galinha da Santa Tereza é um dos itens que tem mais pedidos, seja no almoço ou no jantar.

3. Entre os sanduíches, o mais famoso é o SHAP, montado no pão francês da casa com queijo estepe, tomate, cebola, azeitona e rosbife assado também ali. Também faz sucesso o de pernil.

4. No primeiro andar, funciona um belo salão com janelões de madeira que dão vista para a Praça João Mendes e os fundos da Catedral da Sé. Vale a pena almoçar ali, num clima de São Paulo antiga. 

5. O primeiro endereço da Padaria Santa Tereza foi na Rua Santa Teresa, ali na região central. Em 1947, passou para a Praça João Mendes, 150, centro, onde está até hoje.

Copyright - 2024 | Todos os direitos reservados - Política de privacidade | Termos de Uso

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de privacidade e Termos de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.